A Política de Troca e Devolução de Produtos abaixo constitui parte integrante dos Termos e Condições de Uso.
Este site é de propriedade, mantido, e operado por SoPra – Soluções Práticas, com endereço na Av. Otto Renaux, 275 – B. São Luiz, Brusque/SC, CEP 88.351-301, inscrita no CNPJ/MF sob o número 13.672.901/0001-71, com Inscrição Estadual 256411093.
Caso o Usuário necessite de qualquer informação, esclarecimento ou atendimento com relação a esta Política de Troca e Devolução de Produtos, a SoPra – Soluções Práticas disponibiliza o CAS para receber todas as comunicações que o Usuário desejar fazer. O CAS opera por meios dos canais de comunicação listados a seguir (a) Presencialmente, no escritório da SoPra – Soluções Práticas, durante os horários de funcionamento; (b) Pelos telefones (47) 3044-1365 e (47) 3355-5588, segunda a sexta das 08h00 às 18h00; (c) Por correspondência endereçada à SoPra – Soluções Práticas Ind e Com., Av. Otto Renaux, 275 – B. São Luiz, Brusque/SC, CEP 88.351-301; (d) por mail através do endereço cas@homolog.sopra.com.br, sempre acompanhada das informações de contato do consumidor, para que possamos finalizar o atendimento. Em todos os casos, o Usuário receberá, pelo mesmo canal de comunicação, uma confirmação imediata do recebimento da sua demanda, que será tratada e respondida em um prazo máximo de 5 (cinco) dias. Além disso, a SoPra – Soluções Práticas disponibiliza neste Site uma seção de FAQ (Perguntas mais frequentes), bem como suas demais políticas: Política de Entrega de Produtos, Política de Pagamentos, Política de Segurança e Privacidade e, finalmente, os Termos e Condições de Uso deste Site. Todos estes documentos podem ser consultados online.
Em atendimento à legislação de proteção e defesa do consumidor, a SoPra – Soluções Práticas disponibiliza 2 (duas) modalidades de troca ou devolução de produtos: (i) por arrependimento do consumidor; e (ii) por defeito do produto (vício).
Caso se arrependa de uma compra realizada no Site, o Cliente poderá informar à SoPra – Soluções Práticas por meio do CAS (Central de Atendimento SoPra) e requerer a devolução do produto e o cancelamento da compra. O Cliente terá 7 (sete) dias corridos, contados da data de recebimento do Produto, para informar seu arrependimento. Se este prazo terminar em um sábado, domingo ou feriado, o Cliente poderá exercer o seu direito de arrependimento até o primeiro dia útil subsequente. O exercício do direito de arrependimento será processado da seguinte forma:
4.1. Contato com o CAS (Central de Atendimento SoPra). Para exercer seu direito legal de arrependimento, o Cliente deverá contatar o CAS a fim de solicitar o cancelamento da Compra. É importante que o Cliente informe neste contato o número do pedido e o nome completo do Produto, além de confirmar seus dados pessoais.
4.2. Envio do produto à SoPra – Soluções Práticas. O cliente terá duas opções para a devolução do produto à SoPra – Soluções Práticas: (a) entregando-o no escritório da SoPra – Soluções Práticas com o comprovante do pedido; ou, (b) enviando-o à SoPra – Soluções Práticas por correio. Neste caso, bastará solicitar ao CAS (Central de Atendimento SoPra) um código de postagem e comunicá-lo aos Correios no ato do envio. Excepcionalmente, a SoPra – Soluções Práticas poderá, a seu exclusivo critério, retirar o Produto em local indicado pelo Cliente, mediante prévio agendamento.
4.3. Condições do produto. Ao receber o Produto, a SoPra – Soluções Práticas verificará se o mesmo está em condições adequadas.
4.4. Negativa do arrependimento. Caso o Produto não esteja em condições adequadas, à SoPra – Soluções Práticas notificará o Cliente para informar que o direito ao arrependimento não poderá ser exercido, devendo o Cliente retirar o Produto em questão ou arcar com os custos de frete para nova entrega do Produto.
4.5. Devolução dos valores pagos. Caso o Produto esteja em condições adequadas, a SoPra – Soluções Práticas notificará o Cliente informando que aceitou o Produto devolvido e providenciará a devolução integral dos valores pagos pelo Cliente para a aquisição do Produto, incluindo o preço e os custos com o frete. Se o arrependimento ocorrer com relação a apenas um dos itens adquiridos ou alguns Produtos constantes de um pedido, a devolução dos custos de frete será proporcional. A devolução de pagamentos feitos por cartão de crédito será realizada por meio de estorno do lançamento, a ser solicitado pela SoPra – Soluções Práticas à administradora do cartão utilizado em, no máximo, 72 (setenta e duas) horas após a aceitação e validação das condições do produto devolvido. O prazo de efetivação do estorno é de exclusiva responsabilidade da administradora do cartão e será realizada de acordo com as regras e condições desta empresa.
Além dos 7 (sete) dias previstos no Código de Defesa do Consumidor, a SoPra – Soluções Práticas permite ainda o cancelamento de compras em até 30 (trinta) dias corridos contados da data de recebimento do Produto. Neste caso, são aplicáveis todas as condições indicadas no item 4 acima, todavia o Cliente deverá arcar com os custos de envio do Produto à SoPra – Soluções Práticas, seja apresentando-se pessoalmente no escritório, seja enviando o Produto pelos Correios.
Se o Produto adquirido no Site apresentar algum defeito ou avaria, o Cliente poderá solicitar a sua devolução ou troca por meio do CAS (Central de Atendimento SoPra). O Cliente terá 7 (sete) dias corridos, contados da data de recebimento do produto, para informar a existência do defeito e requerer a troca ou a devolução. Se este prazo terminar em um sábado, domingo ou feriado, o Cliente poderá reportar a existência do defeito até o primeiro dia útil subsequente. A análise do pedido de troca ou devolução será processada da seguinte forma:
6.1. Contato com o CAS (Central de Atendimento SoPra). O Cliente deverá contatar o CAS a fim de informar a existência do defeito. É importante que o Cliente informe neste contato o número do pedido, o nome completo do Produto e o defeito apresentado, além de confirmar seus dados pessoais.
6.2. Envio do Produto à SoPra – Soluções Práticas. O Cliente terá duas opções para a devolução do produto à SoPra – Soluções Práticas: (a) entregando-o pessoalmente no escritório da SoPra – Soluções Práticas com o respectivo comprovante do pedido; ou, (b) enviando-o à SoPra – Soluções Práticas por correio. Neste caso, bastará solicitar ao CAS um código de postagem e comunicá-lo aos Correios no ato do envio. Excepcionalmente, a SoPra – Soluções Práticas poderá, a seu exclusivo critério, retirar o Produto em local indicado pelo Cliente, mediante prévio agendamento.
6.3. Condições do produto. Ao receber o Produto, a SoPra – Soluções Práticas verificará as suas condições, sendo que: (i) o produto deverá estar em sua embalagem original; (ii) o defeito apresentado deverá corresponder à descrição feita pelo Cliente; e (iii) o produto não deve ter sinais de mau uso pelo Cliente.
6.4. Negativa da troca ou devolução. Se o Produto não preencher as condições para troca ou devolução, a SoPra – Soluções Práticas notificará o Consumidor para retirar o Produto em questão ou para arcar com os custos de frete para nova entrega do Produto.
6.5. Aceitação da troca ou devolução. Caso o Produto esteja em condições adequadas, à SoPra – Soluções Práticas notificará o Cliente a aceitação e validação das condições do produto devolvido e permitirá que o Cliente opte pelo (i) envio de produto idêntico, de mesma marca, linha, modelo e versão, sem qualquer custo adicional ou (ii) emissão de um Vale Compras no valor total do pagamento feito pelo Cliente (incluindo preço do produto e frete) para utilização em compras futuras na loja online da SoPra – Soluções Práticas ou pelo televendas. Havendo indisponibilidade do Produto a ser trocado, o Cliente poderá optar: (i) pelo crédito no valor total do pagamento (incluindo preço do produto e frete) para utilização em compras futuras; (ii) pela troca imediata por qualquer Produto disponível na SoPra – Soluções Práticas, com compensação em caso de diferença no preço; (iii) pela devolução do valor do produto, nos termos do item 4.5 acima.